Rodas de conversa e oficinas profissionalizantes na Escola João Borges

Iniciamos um trabalho com jovens da escola João Borges. Junto com os alunos montamos um ateliê de criação e customização para aulas profissionalizantes. Os alunos estão motivados com a possibilidade de uma renda gerada num projeto sustentável.



O desafio aqui é criar produtos diferenciados, exclusivos, com maior valor agregado. Serão utilizadas referências teóricas e metodológicas da Arte-educação, Pedagogia da Cooperação, Comunicação Não Violenta e da Educação Gaia para discussão e ações efetivas que consolidem uma visão sobre sustentabilidade e preservação do meio ambiente. A Meditação em Movimento como ferramenta de autoconhecimento e expressão.


Simultaneamente, nas de rodas de conversa vão se revelando talentos, dons e expertises. Criamos um ambiente de confiança mútua que favorece a interação entre os alunos e desenvolve a capacidade de encontrar suas próprias respostas para os desafios presentes nessa fase de transformação da personalidade do indivíduo. Criar espaços de meditação e reflexão sobre os temas recorrentes propostos pelos próprios alunos, permite que eles encontrem soluções para os dilemas que eles vivenciam na sociedade atual.